Chapada dos Guimarães, Brasil

5 abr

Chapada dos Guimarães - Cachoeira Véu de Noiva

Chapada dos Guimarães é um município brasileiro do estado de Mato Grosso. Já foi considerado o maior município do mundo, devido ao seu território anterior com cerca de 269 mil km². O município de Chapada dos Guimarães deu origem a municípios como Alta Floresta, Colíder, Sinop, Nova Brasilândia, Paranatinga e outros. A Chapada dos Guimarães tem vários atrativos turísticos: 46 sítios arqueológicos; dois sítios paleontológicos; 59 nascentes; 487 cachoeiras; 3.300 km² de Parque Nacional; 2.518 km² de Área de Proteção Ambiental; duas reservas estaduais; dois parques municipais; duas estradas-parque; 157 km de paredões; 42 imóveis tombados pelo Iphan; 38 espécies endêmicas.

Pontos de interesse

Cachoeira Véu de Noiva: é uma queda d’água de 86m localizada no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

Aroe Jari: é a maior caverna de arenito do Brasil, situada a46 km da cidade de Chapada dos Guimarães. Possui1.550 m de extensão, é extremamente plana e apresenta inúmeras cachoeiras no interior.

Lagoa Azul: é uma caverna em outra vertente da formação da Caverna Aroe Jari. Possui uma grande reentrância na qual se forma uma piscina natural coberta que chega a 5m de profundidade e forma 2 pequenas cavernas totalmente submersas a saída da água se dá através de um túnel com6 m de altura e 2 de profundidade por uns 30 de comprimento, proporcionando um espetáculo inesquecível.

Mirante Alto do Céu: o único Mirante que tem a vista completa para Cuiabá, onde se pode visualiza toda baixada cuiabana, e diversas cidades como Barão de Melgaço, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger, Acorisal.Vê-se o pantanal, rio Cuiabá serpenteando na baixada e a Serra de São Vicente.
No local existe trilhas, com mata preservada podendo ser possível ver animais silvestres e é bem visitado por muitos estrangeiros para observação de pássaros e animais. O local é muito procurado a tarde para o pôr do sol.

Quando visitar?

A melhor época para a visitação é de novembro a julho, devido ao período de seca.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -4 (UTC)
  • Clima: O clima de Chapada dos Guimarães é o tropical. No início da primavera começa o período chuvoso que se estende até o início de abril, que é o período de calor. A partir deste período, no outono, inicia-se gradativamente a estiagem, que se fortifica no inverno. É nestas duas estações que as frentes frias e incursões polares mais significativas do ano chegam à região. 
  • Maiores informações: http://www.chapadadosguimaraes.com.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: