Caxias do Sul, Brasil

3 abr

Caxias do Sul - Igreja de São Pelegrino

Caxias do Sul é um município da Região Sul do Brasil, localizado no estado do Rio Grande do Sul. A cidade foi erguida onde o Planalto de Vacaria começa a se fragmentar em vários vales, sulcados por pequenos cursos de água, com o resultado de ter uma topografia bastante acidentada na sua parte sul. A área era habitada por índios desde tempos imemoriais, mas foi povoada pelo homem branco somente no final do século XIX, quando o governo do Império do Brasil decidiu colonizar a região com uma população européia. Desta forma, milhares de imigrantes, em sua maioria italianos da região do Vêneto, mas com alguns integrantes de outras origens como alemães, franceses, espanhóis e polacos, cruzaram o mar e subiram a serra gaúcha, desbravando uma área ainda quase inteiramente virgem.

Pontos de interesse

Igreja de São Pelegrino: é um templo Católico vinculado aos primórdios da imigração italiana e à fundação da cidade. A igreja ganhou fama em virtude de um grupo de obras de arte que abriga. A mais importante, sem dúvida, é a série de murais e pinturas em tela de Aldo Locatelli.

Monumento Nacional ao Imigrante: inaugurado em 1954 durante a Festa da Uva pelo presidente Getúlio Vargas, é uma criação do escultor Antonio Carangi. Feito de bronze e medindo4,5 metros de altura, retrata o heroísmo e a luta dos imigrantes que abandonaram sua terra e vieram construir Caxias do Sul. Junto ao monumento encontramos o Museu do Imigrante, com a exposição do trabalho relativo às mulheres caxienses e sua contribuição para a crescente evolução dessa cidade que tem muito orgulho de suas origens.

Museu Ambiência Casa de Pedra: é um pequeno museu instalado em um prédio histórico da cidade de Caxias do Sul. O museu é dedicado à reconstituição do modo de vida doméstico dos inícios da colonização italiana na cidade. Possui um pequeno mas interessante acervo de peças doadas pela comunidade, datando de fins do século XIX até início do século XX. O maior atrativo do museu é a própria casa, conhecida popularmente como a Casa de Pedra, o único remanescente em seu gênero no perímetro urbano de Caxias do Sul, e por isso do mais alto valor histórico.

Catedral de Caxias do Sul: é um templo da Igreja Católica, sede da Diocese de Caxias do Sul, e foi dedicada a Santa Teresa, por gratidão dos imigrantes italianos para com a Imperatriz Dona Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II, Imperador do Brasil.

Museu Municipal de Caxias do Sul: é um museu histórico, artístico e etnográfico brasileiro. Além de mostrar permanentemente seu acervo próprio, o Museu oferece visitas monitoradas, uma sala de exposições temporárias, exposições itinerantes, além de diversos projetos de Educação Patrimonial.

Quando visitar?

A melhor época para conhecer Caxias do Sul é no período de junho a setembro (inverno), por causa das temperaturas tipicamente europeias, que chegam a até três graus negativos e proporcionam um espetáculo magnífico da natureza.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: O clima de Caxias do Sul é temperado, com verões amenos, invernos relativamente frios e geadas frequentes. Pode nevar nos meses mais frios, mas geralmente com pouca intensidade. A temperatura média anual do município é de 16°C. Os meses mais quentes são janeiro e fevereiro, com média de 21°C, enquanto os mais frios são junho e julho, com média de 12°C.
  • Maiores informações: http://www.caxiasdosul.tur.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: