Cancun, México

25 mar

Cancun - Yamil Lu'um

Cancun está localizada no sudeste do México, no estado de Quintana Roo, na Península de Yucatán, que se tornou um dos centros turísticos mais importantes do mundo, tendo conseguido preservar suas belezas naturais e sua cultura ancestral, representada principalmente em cidades maias, como Tulum, Uxmal ou Chichén Itzá, fundadas no período pré-colombiano.

Em Cancun existem cerca de22 quilômetrosde praias de areia fina, divididos entre a lagoa e o mar. As ruínas, as praias, a vegetação, os parques cheios de espetáculos de entretenimento, o clima, a fauna marinha e a estrutura hoteleira fazem de Cancun um dos destinos turísticos mais visitados do mundo.

Pontos de interesse


Chichén Itzá: localizada na Península de Yucatán, cerca de 117 quilômetrosa oeste de Cancun, foi declarada por 20 anos como Patrimônio Mundial pela UNESCO. No ano passado foi eleita uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo. Seu tamanho, a simetria e a importância astrológica são um testemunho da civilização maia. São várias construções, com destaque para a Pirâmide de Kukulcán (El Castillo), Templo dos Guerreiros, Templo das Mil Colunas, Plataforma de Vênus e Observatório Caracol.

Parque Xcaret: Xcaret é um parque temático ecológico situado na Riviera Maya, a5 km ao sul de Playa del Carmen e a75 km ao sul de Cancún. Desde sua fundação, em 1990, e devido a seu privilegiado entorno natural, Xcaret desenvolveu diversos programas para a conservação e reprodução da flora e da fauna típicas do sudeste mexicano, como as tartarugas marinhas, os manatis e os coatás. Entre suas instalações encontra-se o primeiro borboletário do México e o Aquário de Recife de Coral, um dos poucos lugares no mundo onde se pode observar estruturas de recifes em seu habitat natural. Como parque temático, Xcaret se caracteriza por mostrar os aspectos naturais e culturais mais representativos do México. Além de propiciar a prática de diversas atividades aquáticas em seus cenotes (poços), rios subterrâneos, lagoas e praias, podem-se apreciar as tradições do povo maia e estampas do folclore mexicano.

Yamil Lu’um: O monumento principal se conhece como Templo del Alacrán, e dado este nome porque os restos de uma estrutura de aranha, que foi encontrado em uma das paredes do templo, que fica sobre uma base de paredes verticais com uma escada de quatro etapas delimitadas por duas balaustradas em forma de L; em cima da plataforma foi construído um templo que está na base da câmara única, cujo interior é acessível através de três aberturas formadas por duas colunas. O telhado que cobria apartamento era composto por uma arquitrave de madeira e um conjunto de andirons colocados próximos uns dos outros, as paredes são ligeiramente inclinada para o exterior, o friso é limitada entre duas cornijas e coroa inclinado. O edifício foi rebocado e pintado, mas, presentemente, não é mantido qualquer vestígio.

El Mirador: Esta também é conhecida a Praia Delfines. Como o próprio nome indica, é uma das vistas mais importante e espetacular do Mar do Caribe em Cancun. De dia e de noite, é um encontro cancunenses freqüente. No lado leste, olhando para o oceano, e oeste, uma visão geral da lagoa Nichupte e parte do Rei arqueológico.

Zona Arqueológica El Rey: Localizado no km 18 zona hoteleira, é o sítio arqueológico mais notável da área da ilha de Cancún. A porção explorada, o que inclui quarenta e sete estruturas, correspondendo a uma área religiosa e administrativa em que certamente realizou importantes cerimônias e viveram os personagens de maior status na vida política da região. Em algumas das estruturas palacianas que podem ser visitadas hoje, preservados os fragmentos de pinturas murais aludindo aos deuses e elementos iconográficos relacionados com a vida religiosa do norte do pós-classico maya de Quintana Roo.

Quando visitar?

Em Cancun faz sol o ano todo. De agosto até o final de outubro é a temporada. Entre novembro e o início de dezembro é a melhor época para ir, pois o balneário não está lotado e as temperaturas não são muito altas. Maio e junho também são meses bons. É alta temporada durante o mês de julho e no período que vai da segunda metade de dezembro até o início de abril.

Informações úteis

  • Moeda: Peso mexicano
  • Idioma: Espanhol
  • Fuso horário: -6 (UTC)
  • Visto: Os turistas que possuem visto americano válido e passaporte com validade mínima de 6 meses estão dispensados de apresentação do visto mexicano. Quem não tem visto americano pode solicitar uma autorização de entrada no México através do Sistema de Autorização Eletrônica (SAE).
  • Clima: Cancun tem clima tropical úmido. As temperaturas oscilam entre 20ºC e 30ºC ao longo do ano. Os meses mais secos são março e abril, com apenas dois ou três dias de chuva. Os meses de chuva vão de agosto a novembro.
  • Maiores informações: http://cancun.travel/pt/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: