Campinas, Brasil

20 mar

Campinas - Parque Portugal

Campinas é uma cidade do estado de São Paulo, também considerada a “Capital do Interior”.

Décima cidade mais rica do Brasil, hoje é responsável por pelo menos 15% de toda a produção científica nacional, sendo o terceiro maior polo de pesquisa e desenvolvimento brasileiro. Tem também diversos atrativos turísticos, com valor histórico, cultural ou científico, como museus, parques e teatros.

Pontos de interesse

Parque Portugal: conhecido popularmente como Parque do Taquaral, é o parque mais famoso de Campinas. Dentre as atrações do parque, destacam-se sua grande lagoa, uma réplica da Caravela Anunciação, uma linha de bonde elétrico e uma concha acústica, além de pista de saibro para caminhada, ciclovia, kartódromo, quadras de futebol, basquete, vôlei e hóquei, além de uma ampla área verde.

Torre do Castelo: é uma caixa d’água do tipo castelo d’água, construída no estilo art déco com27 metros de altura, que foi construída entre 1936 e 1940, com capacidade original para250.000 litros. Situada a aproximadamente735 metros de altitude, é um dos pontos mais altos dentro do perímetro urbano de Campinas, além de ser um marco geodésico e possuir em seu topo um mirante que permite ver vários bairros da cidade.

Museu de História Natural: tem mais de duas mil peças representantes dos ecossistemas brasileiros da Mata Atlântica, da floresta Amazônica, do Cerrado, do Pantanal Mato-grossense e litoral paulista, incluindo mamíferos, aves, répteis, peixes, insetos e outros invertebrados e, oferecendo, em exposição aberta ao público, mais do que 300 destas espécies. O museu também inclui em exposição uma diversidade de animais, botânica,Teratogênese, Taxidermia, fósseis, minerais e mais.

Estação Anhumas: é uma estação de trem no município de Campinas, mantida pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, ponto inicial de uma linha turística com locomotivas a vapor que vai até Jaguariúna. A estação possui esse nome em função da proximidade do Ribeirão Anhumas, que por sua vez recebeu esse nome por ser sido no passado o pouso invernal das anhumas, uma espécie de ave pantaneira.

Estádio Brinco de Ouro da Princesa: é o estádio do Guarani Futebol Clube. É o maior estádio de Campinas, inaugurado em 31 de maio de 1953. A denominação do estádio ocorreu quando um determinado jornalista presente à apresentação de sua maquete surpreendeu a todos comparando seu formato a um brinco e associou ao “apelido carinhoso” da cidade de Campinas (Princesa D’Oeste).

Quando visitar?

Campinas é uma cidade agradável, que pode ser visitada durante todo o ano.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: O clima de Campinas é tropical de altitude com diminuição de chuvas no inverno e temperatura média anual de 22°C, tendo invernos secos e amenos (raramente frios de forma demasiada) e verões chuvosos com temperaturas moderadamente altas. O mês mais quente, fevereiro, conta com temperatura média de 24°C, sendo a média máxima de 30°C e a mínima de 19°C. E o mês mais frio, julho, de 18°C, sendo 24°C e 12°C a média máxima e mínima, respectivamente. Outono e primavera são estações de transição.
  • Maiores informações: http://www.campinas.sp.gov.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: