Campina Grande, Brasil

19 mar

Campina Grande - Açude Velho

Campina Grande é um município brasileiro situado no estado da Paraíba.

Considerada um dos principais polos industriais da Região Nordestee o maior pólo tecnológico da América Latina, Campina Grande possui uma agenda cultural variada, destacando-se os festejos de São João, que acontecem durante todo o mês de junho, a Micarande, um dos mais tradicionais carnavais fora de época do país, o Encontro da Nova Consciência, um encontro ecumênico realizado durante o carnaval, além do Festival de Inverno e outros 20 eventos.

Pontos de interesse

Açude Novo: O Açude Novo ou Parque Evaldo Cruz é um parque em formato circular que fica no Centro da cidade, próximo ao Parque do Povo. Atualmente trata-se de um parque com muitos bancos e árvores, assim como pequenos restaurantes que ficam em volta de uma fonte.

Açude Velho: O Açude Velho, localizado no centro da cidade de Campina Grande foi inicialmente uma fonte de abastecimento de água para Campina e região. Quando a cidade passou a ter abastecimento encanado de água, sua finalidade inicial se perdeu, e, hoje, é um cartão postal e patrimônio histórico para a cidade.

Biblioteca Municipal Félix Araújo: A biblioteca Municipal Félix Araújo fica situada na Avenida Floriano Peixoto, Centro de Campina Grande. Possui mais de dois mil livros em seu acervo, além de uma estação digital, que possibilita aos usuários acessar conteúdos oferecidos pela internet. Possui esse nome em homenagem a Félix de Sousa Araújo, que foi um político brasileiro, eleito vereador em Campina Grande. Também foi poeta, tribuno, secretário de governo, ensaísta, crítico literário, escrituário, livreiro, radialista, jornalista e conferencista.

Estação de Trem de Galante: A estação de Galante, que se chamou Álvaro Machado durante algum tempo, por volta de 1960 e depois retomou seu nome, está desativada desde 1997. Durante o mês de junho, ocorre o famoso passeio junino “trem do forró”. Esta atração consiste em trens de passageiros sair da velha estação de Campina Grande até a estação de Galante, que fica no distrito do mesmo nome, viagem esta animada por “forrozeiros”, atraindo um grande número de turistas para este passeio ferroviário.

Parque do Povo: Fundado em 1993 o maior parque da cidade possui 6.700 m² com pista de um quilômetro pra caminhada, rampa de skate, parque com escorregos, balanços e outras estruturas para crianças, além de áreas gramadas, campos de futebol de areia, vôlei, quadras, pistas de bicicross, sorveterias, lanchonetes e quiosques cobertos para relaxamento. O Maior São João do Mundo é realizado nesse local.

Museu de Artes Assis Chateaubriand: O rico acervo cultural e histórico de Campina Grande são guardados nos vários museus que estão distribuídos pela cidade. Criado em 1967 o Museu de Artes “Assis Chateaubriand” é um deles, dispondo em seu acervo obras de renomados artistas, possui ainda atividades com Exposições, cursos, oficinas e pesquisas. O acervo museológico é composto atualmente de 474 obras de arte. Nestas obras podem ser encontradas várias técnicas e procedimentos de artes, incluindo desenhos, pinturas, esculturas, gravuras, colagens e outros métodos.

Quando visitar?

Junho é a melhor época para aproveitar ao máximo o que a cidade tem para oferecer. É quando acontece o Maior São João do Mundo.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro. As temperaturas máximas são de 30°C nos dias mais quentes de verão e 18°C em dias de inverno. As temperaturas mínimas ficam em torno de 20°C nos dias mais quentes de verão, ou 13°C nas noites mais frias do ano. 
  • Maiores informações: http://www.campinagrande.pb.gov.br/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: