Cachoeiro de Itapemirim, Brasil

13 mar

Cachoeiro de Itapemirim - Pedra da Ema

Cachoeiro de Itapemirim é um município brasileiro do estado do Espírito Santo. A cidade fica a 139 quilômetrosda capital, Vitória.

A cidade de Cachoeiro de Itapemirim oferece opções variadas para o visitante do município. No âmbito cultural, o turista pode visitar o patrimônio histórico do município a Casa de Cultura Roberto Carlos. A casa atrai muitos turistas por ser o lugar onde nasceu e viveu por anos o cantor Roberto Carlos. A prefeitura municipal comprou a casa, que foi aberta para visitação no dia 13 de novembro de 2000, expondo fotos e demais curiosidades sobre o cantor.

Na cidade existem ainda grandes atrativos turístico-geológicos como o Frade e a Freira o Pico do Itabira e o Pico da Pedra da Penha que é considerado o ponto mais alto do município de onde se pode ver o Oceano Atlântico.

Pontos de interesse

O frade e a freira: são formações rochosas de granito, cujo formato lembra a imagem de um frade e uma freira. Diz a lenda que um frade e uma freira se apaixonaram e como suas vidas deveriam ser dedicadas a servir à Deus não puderam se render a esse amor. Como forma de permanecerem unidos os dois foram transformados em montanha, de tão grande era o amor, e ficam admirando um ao outro eternamente com o amor que tinha um pelo outro.

Pico do Itabira: é uma formação rochosa de granito no formato de um enorme dedo indicador apontado para o céu. Ele possui cerca de 450 metros de altura. Seu nome vem do tupi-guarani e significa “Pedra Empinada”. O pico do Itabira é a montanha mais importante de um grupo de elevados denominado Conglomerado do Itabira. O local é muito frequentado por escaladores.

Pedra da Ema: Ao longo do caminho até a Pedra, o visitante pode usufruir de belas paisagens, possibilitadas pelas cadeias montanhosas com direito a muito verde. O diferencial da Pedra da Ema é uma saliência na pedra que, de acordo com a posição do sol, forma a figura perfeita de uma Ema.

Casa de Cultura Roberto Carlos: é a casa onde nasceu e viveu até os 13 anos o cantor Roberto Carlos Braga, com seus pais Laura e Robertino e seus irmãos Norma, Carlos Alberto e Lauro. A casa foi adquirida pela prefeitura municipal, que a restaurou para valorizar sua arquitetura original. Possui fotos, discos, quadros, instrumentos musicais, enfim, a história de Roberto Carlos. A casa também conta em seu pavimento superior com o Cantinho do Artesão, sede da Associação dos Artesãos de Cachoeiro de Itapemirim, e oferece diversos produtos artesanais em pedra, contas, madeira, tecido, além de doces, pães caseiros e compotas.

Palácio Bernardino Monteiro: é o local onde funcionou a Escola Bernardino Monteiro, inaugurada em 1912, no governo de Jerônimo Monteiro funciona atualmente a sede do Governo Municipal. O Palácio conta com espaços culturais de relevante importância para Cachoeiro de Itapemirim. Nele estão localizadas a “Sala Levino Fânzeres”, disponibilizada para exposições artísticas, científicas, culturais, lançamentos de livros e outros eventos. Está localizada ainda a “Sala dos Prefeitos”, que expõe fotos de todos os prefeitos que administraram a cidade, desde 1914.  

Quando visitar?

Em determinados meses do ano, como em dezembro, janeiro e fevereiro, a temperatura em Cachoeiro de Itapemirim pode chegar aos 40ºC. Nos meses de março, abril e maio, a temperatura ainda é alta, mas não costuma passar dos 35ºC, apesar de existirem exceções, elas geralmente são ocasionais. Já nos meses de junho, julho, agosto e setembro, a temperatura da cidade entra em declínio, com a chegada das frentes frias, que trazem chuva, alta nebulosidade e geralmente frio. Nos dias em que essas frentes frias atuam na cidade, a temperatura chega a não passar dos 20ºC. Em sua maioria os dias de inverno em Cachoeiro não são tão quentes, as temperaturas normalmente não passam dos 28ºC, mas com a aproximação da Primavera as mesmas podem chegar aos 30ºC.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: Cachoeiro de Itapemirim possui um clima tropical, com verões úmidos e quentes e invernos secos e de certa forma frios. É considerada uma das cidades mais quentes do Espírito Santo.
  • Maiores informações: http://www.cachoeiro.es.gov.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: