Cabo Frio, Brasil

12 mar

Cabo Frio - Praia do Forte

Cabo Frio é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. A cidade possui algumas das praias mais belas do Rio de Janeiro e do país.

Cabo Frio não tem nada a ver com o nome. A princípio, a idéia que nos remete é a de um local gelado que o espetáculo de neve venha dar às caras a cada estação fria do ano. No entanto, o sol faz deste lugar um verdadeiro paraíso tropical, aliás, muito tropical. As praias fazem o papel de balada e atraem jovens à procura de diversão. O diferente deste tipo de badalação é o contato com a natureza: os tais pés na areia.

Pontos de interesse

Forte São Mateus: Construído pelos portugueses entre 1616 e 1620 com o objetivo de defender a costa contra franceses, ingleses e holandeses que vinham em busca da imensa quantidade de pau-brasil que havia na região. Os canhões utilizados nas batalhas ainda se encontram voltados para o mar, como se estivessem prontos para defender o município de novos ataques. A casa onde os soldados viviam serve hoje como um espaço para artesãos mostrarem seus trabalhos. Do forte, se tem uma completa vista de toda a extensão da Praia do Forte até Arraial do Cabo. Do lado oposto à praia, pode-se ver a Ilha do Japonês, local pouco explorado, com pescadores em barcos pequenos e coloridos e embarcações maiores que seguem para alto mar.

Anjo Caído: Localizado no meio do Canal do Itajuru, no bairro do Portinho. O monumento leva este nome por apresentar na coluna que o sustenta uma inclinação, devido ao movimento e força das marés. O anjo foi esculpido em pedra sobre uma coluna de nove metros de altura, em homenagem à abertura do Canal Artificial Palmer, no início do século XX.

Passagem: O bairro da Passagem surgiu como um ponto de apoio na travessia para o Canal do Itajuru e ainda mantém características da época da fundação do município, pois ali surgiram as suas primeiras construções. As riquezas arquitetônicas e históricas transformaram o local em ponto turístico.

Praia do Forte: Possui uma beleza inigualável, apresentando aos turistas suas areias brancas e suas águas cristalinas que se mostram em tom esverdeado ou azul-claro. A praia é um dos cartões-postais da cidade e ponto de jovens e de turistas. Uma praça de alimentação oferece grande variedade de petiscos. De mar aberto, a praia foi considerada por velejadores internacionais como a maior raia do mundo para a prática do esporte

Igreja de São Benedito: A igreja foi construída em 1701 com o objetivo de realizar missas para os negros, pois a discriminação racial era ainda bem forte na época. Uma réplica de um barco de pesca foi colocada em seu altar, representando a humildade e a fé dos frequentadores.

Quando visitar?

A melhor época para aproveitar Cabo Frio é durante o mês de março, quando o mar está perfeito para longos mergulhos – comparável aos do Caribe – e há tranquilidade por toda parte.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: O clima é semi-árido (quente e úmido). O sol brilha em média 315 dias por ano, numa temperatura que varia entre 40ºC em janeiro e 16ºC em junho. Muito sol, pouquíssima chuva e baixa umidade do ar são os fatores responsáveis pela frequência e intensidade do vento nordeste, que sopra quase o ano inteiro e afasta as nuvens carregadas. Junte a isso as águas frias da ressurgência e está formado um autêntico sistema de ar condicionado natural que ameniza o calor do verão e suaviza o frio no inverno.
  • Maiores informações: http://www.cabofrio.rj.gov.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: