Brasília, Brasil

1 mar

Brasília - Congresso Nacional

Brasília é a capital federal da República Federativa do Brasil e sede de governo do Distrito Federal. A cidade é uma obra prima da arquitetura e do urbanismo modernista. Tombada Patrimônio da Humanidade, atrai fãs de arquitetura do mundo inteiro.

Pontos de interesse

Congresso Nacional: O prédio principal é horizontal e possui duas cúpulas. Ele abriga as duas casas: Câmara dos Deputados e o Senado Federal. No seu interior, encontra-se vasto acervo cultural e paisagístico. Nas cúpulas se localizam os plenários, a convexa da Câmara dos Deputados e a côncava do Senado Federal. Os blocos em forma de H são anexos das duas casas e têm 28 andares.

Palácio do Planalto: É o local onde está localizado o Gabinete Presidencial do Brasil. O prédio também abriga a Casa Civil, a Secretaria-Geral e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. É a sede do Poder Executivo do Governo Federal brasileiro. O edifício está localizado na Praça dos Três Poderes em Brasília, tendo sido projetado por Oscar Niemeyer. O Palácio do Planalto faz parte do projeto do Plano Piloto da cidade e foi um dos primeiros edifícios construídos na capital.

Ponte Juscelino Kubitschek: também conhecida como Ponte JK, liga o Lago Sul, Paranoá e São Sebastião à parte central do Plano Piloto, através do Eixo Monumental, atravessando o Lago Paranoá.

Supremo Tribunal Federal: é a mais alta instância do Poder Judiciário do Brasil e acumula competências típicas de Suprema Corte e Tribunal Constitucional.

Palácio da Alvorada: é um edifício designado como a residência oficial do presidente da República Federativa do Brasil. Situa-se às margens do lago Paranoá, tendo sido o primeiro edifício inaugurado na Capital Federal, em 30 de junho de 1958.

Palácio do Itamaraty: o Ministério das Relações Exteriores tem visitas guiadas pelo seu interessante interior, passando por belas e valiosas obras de arte.

Museu de Valores do Banco Central: O dinheiro é uma importante forma de expressão da cultura de um povo e de representação de sua história econômica. Por essa razão, o Banco Central do Brasil criou o Museu de Valores, cujo acervo reúne e conserva cédulas, moedas, documentos, peças e curiosidades nacionais e internacionais, que exprimem valor monetário em seu contexto histórico. Composto de exposições permanentes e temporárias, o Museu de Valores desenvolve programas de integração com escolas, mantém serviços de atendimento a pesquisas na área numismática e também promove exposições itinerantes.

Catedral de Brasília: A Catedral de Brasília, verdadeira jóia da arquitetura brasileira, foi concebida em 1958 pelo arquiteto Oscar Niemeyer para compor a parte edificada da capital do país. Inaugurada anos mais tarde, em 1970, é hoje um bem tombado pelo patrimônio histórico.

Quando visitar?

Os meses de agosto e setembro são quentes e secos e exigem cuidados especiais, especialmente o consumo de bastante água. Em compensação, nessa época o pôr-do-sol da cidade se torna belíssimo, com tons de rosa, laranja e vermelho. Os meses de maio, junho e julho têm temperatura agradável (por vezes, faz bastante frio nas madrugadas) e poucas chuvas, favorecendo atividades ao ar livre. Por outro lado, novembro, dezembro, janeiro e fevereiro são bastante chuvosos; é quando a vegetação do cerrado torna-se mais exuberante e fotogênica.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: O clima é tropical de altitude, com um verão úmido e chuvoso e um inverno seco e relativamente frio. 
  • Maiores informações: http://www.setur.df.gov.br/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: