Blumenau, Brasil

21 fev

Blumenau - Castelinho da Moellmann

Blumenau é um município brasileiro da Região Sul, localizado no estado de Santa Catarina. A cidade é conhecida em todo o Brasil como uma das cidades com maior influência germânica em sua cultura e história. Fundada em 1850 pelo filósofo alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, a cidade guarda fortes características européias, encantando visitantes do Brasil e exterior por sua arquitetura, gastronomia, natureza, indústrias, chopp gelado e festas.

Pontos de interesse

Ponte Aldo Pereira de Andrade: Conhecida como a “Ponte de Ferro”, ela foi iniciada em 1929 e por muito tempo operou como parte da ferrovia Blumenau-Itajaí. Com o fim da ferrovia, foi restaurada e aberta à carros, passageiros e bicicletas em 1991. Atualmente liga o Centro ao bairro Ponta Aguda.

Prefeitura Municipal de Blumenau: Inaugurada em 2 de Setembro de 1982, a nova prefeitura foi construída toda em estilo enxaimel e é um dos mais belos marcos da cidade. Localizada na praça Victor Konder, onde também encontra-se a “Macuca”, maria-fumaça usada na ferrovia Blumenau-Itajaí.

Teatro Carlos Gomes: Inaugurado em 1939, é o teatro da cidade. O Teatro dispõe de 02 auditórios, um com capacidade para 822 pessoas e outro com capacidade para 226 pessoas, além de palco giratório, salas e salões de apoio. Localiza-se bem ao centro da cidade.

Praça Hercílio Luz: Uma das mais belas regiões da cidade, encontra-se no chamado Biergarten (jardim da cerveja em alemão). Nesta praça encontra-se o o monumento Voluntários da Pátria, que representa os soldados em luta na Guerra do Paraguai (1865/ 1870) e 2ª Guerra Mundial (1939/1945), o monumento em homenagem à fundação do município e aos primeiros dezessete imigrantes, além do Museu da Cerveja, da cervejaria Expresso e de uma magnífica vista da cidade na orla do Rio Itajaí-Açu. Na parte do antigo porto da cidade, onde é possível sentar-se à margem do rio, é comum aparecerem capivaras.

Vila Germânica: Conhecida como PROEB até sua expansão em 2005-2006, é a sede da Oktoberfest, a maior festa da cerveja no Brasil. No mês de Outubro, centenas de milhares de pessoas se divertem nos pavilhões da Vila Germânica, ao som de música alemã.

Castelinho da Moellmann: O prédio encontra-se na região mais central da cidade e é um ponto turístico muito visitado. O castelo da Moellmann traz o charme europeu para o centro da cidade. Com características de um prédio do século XV, ele é uma réplica da prefeitura de Michelstadt, na Alemanha.

Quando visitar?

A melhor época para visitar Blumenau é durante o mês de outubro, pois é quando ocorre a Oktoberfest, que é considerada a maior festa do chopp do Brasil e a segunda maior do mundo, só perdendo para a original Oktoberfest de Munique.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: O clima de Blumenau é quente e chuvoso. Não há uma estação caracterizada como seca. A temperatura média varia de 12 a 23 graus no inverno e de 20 a 31 graus no verão. 
  • Maiores informações: http://www.blumenau.com.br/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: