Bento Gonçalves, Brasil

14 fev

Bento Gonçalves - Cooperativa Vinícola Aurora

Bento Gonçalves é um município brasileiro localizado na região da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. É conhecida por ser ao mesmo tempo um pólo vitivinícola, moveleiro e turístico, tendo atuação de destaque nacional e internacional nesses setores, constituindo uma das maiores economias do Rio Grande do Sul.

Bento Gonçalves é um dos mais belos e importantes roteiros turísticos da Serra Gaúcha. A vocação industrial e turística, as belíssimas paisagens e a garra de seu povo fazem da cidade um lugar acolhedor e de natureza exuberante.

Pontos de interesse

Igreja São Bento: Edificada totalmente em concreto, é uma homenagem aos imigrantes italianos que colonizaram a região, tornando-se um marco permanente da sua principal atividade: a vitivinicultura.

Cooperativa Vinícola Aurora: A Cooperativa Vinícola Aurora foi a primeira vinícola de Bento Gonçalves a abrir suas portas ao público. Foi fundada em 1931 por 16 famílias de imigrantes europeus sob a forma de cooperativa, a qual é mantida até hoje, embora o número de cooperativados seja muito maior.

Parque Temático Epopéia Italiana: O parque tem como objetivo envolver o visitante no contexto, fazendo-o sentir as mesmas emoções e necessidade que os imigrantes tiveram desde que saíram da Itália até chegar no Brasil.

Pipa Pórtico: Monumento de entrada da cidade, o Pipa Pórtico tem17,35 m de altura, e representa uma pipa, condizendo com o apelido da cidade, “A capital brasileira do vinho”.

Museu do Imigrante: Museu com um acervo com 3000 fotos e quase 1400 peças sobre a imigração italiana, é patrimônio histórico do município.

Maria-Fumaça: Passeio de trem partindo da estação de Bento Gonçalves, passando por Garibaldi e chegando à Carlos Barbosa, num trecho de 23 km, com música e comida típica da região.

Quando visitar?

A melhor época para conhecer Bento Gonçalves é no período da colheita da uva, de dezembro a fevereiro. Entretanto, o período mais visitado pelos turistas é de junho a setembro (inverno), por causa das temperaturas tipicamente europeias, que chegam a até três graus negativos e proporcionam um espetáculo magnífico da natureza.

As quatro estações bem definidas garantem também uma mescla de paisagens, que incluem os vales bordados de parreirais no verão, o colorido bucólico do outono, as frias manhãs de inverno com os vales cobertos de geada e o exuberante colorido da primavera.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: O clima de Bento Gonçalves é o subtropical, com invernos frios e verões com temperaturas elevadas. As temperaturas variam durante o ano entre -4°C e 36°C.
  • Maiores informações: http://bentogoncalves.com.br/ e http://www.turismobento.com.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: