Belo Horizonte, Brasil

12 fev

Belo Horizonte - Igreja São Francisco de Assis

Belo Horizonte é um município brasileiro, capital do estado de Minas Gerais. A cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e até internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. É também nacionalmente conhecida como a “capital nacional do boteco”, por existirem mais bares do que em qualquer outra grande cidade do Brasil.

Pontos de interesse

Museu de Arte da Pampulha: É um dos prédios construídos por Oscar Niemeyer ao redor da lagoa da Pampulha, a pedido do então prefeito Juscelino Kubitschek, no início da década de quarenta. O MAP possui um acervo de 1.600 obras, dentre elas, mostras da Arte Contemporânea brasileira, que enfocam variadas tendências artísticas.

Circuito Cultural Praça da Liberdade: É um conjunto integrado de espaços culturais em formação e estabelecido a partir de parcerias público-privadas. Até março de 2010, dois espaços foram inaugurados, o Museu das Minas e do Metal e o Espaço do Conhecimento, que se juntaram a outros equipamentos tradicionais, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, o Palácio da Liberdade, o Museu Mineiro e o Arquivo Público Mineiro. A proposta do circuito é reunir na Praça da Liberdade, um dos símbolos da capital mineira, arte, ciência, cultura popular, museus, centros de memória, salas de exposição e espetáculos, espaços para oficinas e cursos.

Conjunto Arquitetônico da Pampulha: O Conjunto Arquitetônico da Pampulha foi projetado por Oscar Niemeyer e construído entre 1942 e 1944. Juscelino Kubitschek desejava desenvolver uma área ao norte da cidade, chamada Pampulha. Encomendou a Niemeyer o projeto de um conjunto de edifícios em torno do lago artificial da Pampulha: um cassino, uma igreja, uma casa de baile, um clube e um hotel. À exceção do hotel, o conjunto se concretizou com a inauguração em 16 de maio de 1943

Mercado Central: Uma mistura de religiosidade, cultura popular, tradição e contemporaneidade fazem do Mercado Central de Belo Horizonte um dos cantinhos mais aconchegantes da cidade. Lá se encontra de tudo. Se está com fome pode pedir comida mineira ou comprar ingredientes para fazer em casa. Se está com sede, pode convidar os amigos para uma boa cervejinha. Se busca algum tipo de proteção religiosa, pode comprar os mais variados artigos religiosos e esotéricos. Qualquer tipo de cura pode ser encontrado por lá: curas para a alma e para o corpo.

Savassi: A Savassi é um bairro situado na regional Centro-Sul de Belo Horizonte. É conhecida pela grande quantidade de bares e por um desenvolvido comércio, sendo uma das regiões mais prestigiadas da capital mineira.

Mineirão: O Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, é o segundo maior estádio de futebol do Brasil e o 29ª maior do mundo, de acordo com as estimativas do World Stadium. No Brasil é superado apenas pelo Maracanã.

Igreja São Francisco de Assis: Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais -Iepha/MG e pela Gerência do Patrimônio Municipal, a igreja é considerada a obra-prima do Conjunto Arquitetônico da Pampulha. No projeto da capela Oscar Niemeyer faz novos experimentos em concreto armado, abandonando a laje sob pilotis e criando uma abóbada parabólica em concreto, até então só utilizada em hangares. O interior abriga a Via Sacra, constituído por catorze painéis de Cândido Portinari, considerada uma de suas obras mais significativas. Os painéis externos são de Cândido Portinari – painel figurativo e de Paulo Werneck – painel abstrato. Os jardins são assinados por Burle Marx. Alfredo Ceschiatti esculpiu os baixos-relevos em bronze do batistério.

Quando visitar?

Belo Horizonte está de portas abertas o ano todo. No verão ocorrem mais chuvas, enquanto que o período de inverno é de seca.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: O clima de Belo Horizonte é tropical de altitude. A temperatura média anual na capital de Minas Gerais fica em torno de 20,5º C.
  • Maiores informações: http://www.guiabh.com.br/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: