Abrolhos, Brasil

3 jan

Farol da Ilha de Santa Bárbara

No litoral sul da Bahia, a 70 km da costa, o arquipélago dos Abrolhos foi o primeiro Parque Nacional Marinho a ser constituído no Brasil. É formado por cinco ilhas: Santa Bárbara, Siriba, Redonda, Sueste e Guarita, sendo a primeira controlada pela Marinha do Brasil e as duas últimas, de desembarque proibido. A principal atração para a maioria dos visitantes é a grande variedade de espécies raras e coloridas de peixes que habitam no azul transparente das águas costeiras.

O nome Abrolhos vem do comando “abra seus olhos”, e os visitantes da ilha podem se arrepender se não seguirem esse comando, pois podem deixar de ver a diversidade de peixes, tartarugas marinhas, aves e outras espécies que fazem de Abrolhos um dos mais belos aquários naturais do mundo.

Pontos de interesse

Mergulho: Abrolhos possui excelente área para mergulho autônomo e livre, pois as formações de corais abrigam grande diversidade de fauna marinha.

Chapeirões: São formações de corais em forma de cogumelo que atingem20 metros de altura.

Farol: inaugurado em 1861, o farol de fabricação francesa está instalado no ponto mais alto do arquipélago, na ilha de Santa Bárbara.

Quando visitar?

De maio a setembro, quando a visibilidade está no seu melhor, é possível ver profundidades de 20 metros. Entre julho e novembro, um bônus é assistir o espetáculo de baleias, que acasalam e dão à luz nas águas quentes. Setembro e outubro são os melhores meses para vê-las em ação. Julho e agosto são os meses mais complicados, já que o tempo chuvoso pode atrapalhar.

Informações úteis

  • Moeda: Real
  • Idioma: Português
  • Fuso horário: -3 (UTC)
  • Clima: O clima é determinado por massas de ar que dominam as estações do ano. A época mais tranquila é de janeiro a março, período das calmarias. A temperatura varia de 24,4 a 27º C. Quando houver previsão de vento sul, desaconselha-se totalmente a visita ao Parque.
  • Maiores informações: http://www.abrolhos.net/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: